domingo, 11 de abril de 2010

FALANDO NA LINGUAGEM DA MÚSICA

As músicas falam, e só soubermos usá-las, passaremos a vida cantando.
Para comprovar essa idéia, escrevi uma carta para um amigo, profundo conhecedor de canções antigas, usando os títulos de músicas.
O meu amigo apresenta um excelente programa musical, aos domingos, e passamos horas muito agradáveis ao som dos sucessos dos tempos idos.
Os títulos das músicas estão em letra maiúscula, e vamos ver quantas dessas canções os meus amigos conhecem.
Aproveitei o tema e coloquei fotos de alguns cantores que deixaram seu nome na história da música popular brasileira.


"OUVINDO-TE, num DIA DE DOMINGO, sinto ALEGRIA ALEGRIA, e muitas EMOÇÕES.
NADA ALÉM de FELICIDADE e DEVANEIOS, sentimos eu e o Gilberto, desde o CAFÉ DA MANHÃ até a tarde de domingo, QUANDO você, SENTIMENTAL DEMAIS, e com o CORAÇÃO APAIXONADO, diz A PALAVRA ADEUS indo POUCO A POUCO, DE VOLTA PARA O ACONCHEGO, do seu lar."

FOTO: Adelaide Chiozzo.

AMIGO, quando HOJE, SENTADO A BEIRA DO CAMINHO, vejo a TRANSFORMAÇÃO entre O NOVO E O VELHO, antes e depois do seu programa, percebo que saimos da ROTINA, ACORRENTADOS que estávamos `a TORTURANTE IRONIA da mesmice.
E me encanto com a LUMINOSA MANHÃ e o CHÃO DE ESTRELAS.

FOTO: Agostinho dos Santos.
HÁ UM DEUS, e o EXEMPLO maior é que TUDO O QUE SE QUER é que chegue logo o FIM DE SEMANA, para que nos sintamos num PEDACINHO DO CÉU.
A MENINA-MOÇA, a NEUZA, a MARIA HELENA, e a MÃEZINHA QUERIDA. GENTE HUMILDE e O MILIONÁRIO, a CONCEIÇÃO, a DEUSA DA MINHA RUA, a IOLANDA, a MARTA, a MULHER DE 40, o JOSÉ, e todas as MARIAS põem CARTAS NA MESA, e dizem: RECORDAR É VIVER !

FOTO: Dalva de Oliveira.

Por um desses CAPRICHOS DO DESTINO, um dia descobri seu programa, fiquei APAIXONADA, e não há ARGUMENTO que me convença a deixar de ouví-lo.

FOTO: Anisio Silva, Fausto, Maestro Fleta, Lana Bittencourt, Agostinho dos Santos , Moralez e Luiz Claudio, como consta no blog do neto do Agostinho.


MEU DILEMA, às vezes é escolher entre tantas músicas bonitas, que lembram MEUS TEMPOS DE CRIANÇA, quando eu, MENINA DE TRANÇAS, me emocionava com o SABIÁ NA GAIOLA, e SORRIA com OH, SUZANA.
E quase que A SAUDADE MATA A GENTE...

FOTO: Isaura Garcia e Nelson Gonçalves.

Algumas músicas são um POEMA, um HINO AO AMOR, uma FASCINAÇÃO.
LEMBRANÇA dos ANOS DOURADOS...
E TUDO PARA ao ouvir O VELHO REALEJO, SETE NOTAS DE AMOR, A ÚLTIMA ESTROFE, A DOCE MELODIA da VOZ DO VIOLÃO em SERENATA, e a ALMA DOS VIOLINOS.
COM PANDEIRO OU SEM PANDEIRO !

FOTO: Cely Campelo

SABE DEUS, que sou apenas ALGUEM NA MULTIDÃO, mas EU AGRADEÇO pelo PASSATEMPO, delicioso, e pelo jeito CARINHOSO como você trata seus ouvintes.
LAMENTO a TORRE DE BABEL que causo às vezes, quando faço um pedido de música MUITO ESTRANHO.
Mas fica a PROMESSA de tentar melhorar. E não é um JURAMENTO FALSO !

FOTO: Francisco Carlos, com o violão, Cauby Peixoto, cantando.

SE AS FLORES PUDESSEM FALAR (MAS AS ROSAS NÃO FALAM...) diriam : PARABÉNS pelo seu aniversário !

Então, PENSANDO EM TI, fiz MINHA ORAÇÃO.
OUÇA: QUERO-TE ASSIM, saudável, feliz, com a proteção da SANTA MARIA DO BRASIL, a NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS.

FOTO: Marlene e Emilinha Borba.

SE EU PUDESSE FALAR COM DEUS, pediria para que JESUS CRISTO guiasse seus passos por um bonito CAMINO VERDE, com PERFUME DE GARDÊNIA, ROSA e MADRESSILVA.

FOTO: Ângela Maria

Pediria também que seus sonhos fossem cobertos pela NOITE CHEIA DE ESTRELAS e o brilho da LUA BRANCA.
É BOM PARAR por aqui.
EU QUERO APENAS dizer UMA PALAVRA DE CARINHO - FELIZ ANIVERSÁRIO !
E que possamos ser AMIGOS PARA SEMPRE."


FOTO: Lúcio Alves.

Confesso que tive um bom trabalho para selecionar títulos de músicas que fizessem sentido, mas gostei muito da experiência e já repeti em outra carta que escrevi.

14 comentários:

  1. Não conheço nenhum, mas achei as fotos o máximo! kakakakakka!

    ResponderExcluir
  2. Ai, que saudades dos meus tempos
    de criança quando o rádio ficava
    ligado quase que o dia inteiro e
    a gente ouvia todos eles cantando.
    Era muito bom e foi muito bom
    lembrar agora com você.
    Beijos. Vera

    ResponderExcluir
  3. Olá Flora,que maravilha,fazer recordar dos bons tempos de musicas realmente lindas.Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida Hazel, você ainda é uma menina e portanto não poderia conhecer TODAS essas músicas antigas!
    Mas algumas creio que sim, pois são canções conhecidas também em outros países, como por exemplo: "Oh, Suzana", "Perfume de Gardênia", "Madressilva", "Fascinação" e "Amigos Para Sempre" - sucesso na voz do tenor José Carreras.

    Claro que ficaria mais difícil se usasse as músicas portuguesas, que por sinal eu adoro, como : "Perseguição", "Coimbra", "Mouraria", "Barco Negro".
    Mas também não são do seu tempo...

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vera:

    Eu SÓ gosto de músicas antigas !!!
    Dificilmente encontro alguma dos tempos atuais que me agrade.
    Sou verdadeiramente esquisita, exótica, e ranzinza...

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Gilka:

    Gostos à parte, todos dizem que a época de ouro da música brasileira foi entre as décadas de 1930 e 1950.
    Mas gosto não se discute, não é mesmo ?
    Eu fico com as antigas...

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Flora,tudo bem?
    Muito interessante sua carta,muito bom gosto musical.Outro dia lendo um post antigo seu vc falou numa musica do Miltinho;Eu e o Rio,fora eu,nunca ouvira ninguem lembrar dessa musica que é muita bonita.Acho que só pessoas de nossa geração conhece estas preciosidades!Quantos aos ovnis,como vc eu tbm gostaria de avista-los,tbm muito interessante post!
    Um abraço ELza

    ResponderExcluir
  8. Olá Flora
    Adorei o seu post. Ele trouxe-me à lembrança algumas das belas canções da minha meninice. De tal forma que dei por mim a trautear algumas delas.
    Que saudades!
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  9. Flora, já que você propôs, contei 24 músicas que conheço, algumas por serem consagradas, outras conheci quando fiz o vídeo dos meus pais e várias são da minha adolescência...
    A música tem esse poder de invadir nossa alma e nos trazer muita coisa boa. Deve ser o "poder das musas", definição grega para a palavra música.
    Tenho o hábito de cantarolar o dia todo. Estou confirmando sua tese de que se pode passar a vida cantando...
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Elza:
    Fiquei imensamente feliz com seu comentário !
    E mais ainda ao ver que também lê o Pouso do Lourenço, pois é lá que está a letra da música Eu e o Rio, na postagem sobre a Lenda do Rio Verde.
    Eu e meu marido costumamos dizer que é muito difícil encontrar pessoas que conheçam e gostem das músicas antigas.
    Até as pessoas da nossa idade não lembram das belas páginas dos tempos idos, pois estão totalmente envolvidas pelas luzes ofuscantes da mídia atual.

    Foi muito bom encontrar você !
    Volte sempre.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lourdes:
    Quer dizer que v. conhece algumas dessas músicas !

    Que bom, pois, às vezes tenho a estranha sensação que somente eu conheço essas "velharias", que é como costumam chamar coisas antigas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. É, Gina, a música faz isso com a gente: transporta para o passado, faz sonhar com o futuro e alegra nosso presente.

    Que bom saber que v., sendo ainda bem jovem, conhece músicas antigas.

    Sempre gostei de músicas antigas, não somente as "da minha época", mas as dos tempos dos meus pais, dos meus avós, etc, etc...

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Engraçado como estes cantores antigos, ligados à tradição do rádio, me lembram sempre a vovó Isabel. Os dias em que eu passava na casa dela, ouvindo ela cantar enquanto fazia o serviço de casa ou cozinhava. Abençoada alegria para os serviços domésticos! rs

    Eu confesso que gosto da Dalva de Oliveira (valha-me! os dramalhões das músicas e da vida real! rs) e que ainda hoje, imitando a vovó, vira e mexe me pego cantarolando "Abajour lilás"...rs

    beijo!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cláudia:
    Já viu a quantidade de músicas que estou colocando na lateral do blog ? São as minhas favoritas, ou algumas de artistas que gosto. Assim, "virou, mexeu", venho até aqui para ouví-las e mergulhar no meu mundo encantado dos tempos idos.
    Ao contrário do Gilberto, que tinha uma mãe que gostava da música popular, eu sofri a influência de um pai que admirava o lado mais clássico e romântico das operetas, valsas e canções muito antigas. Mas desenvolvi meu gosto próprio pelo baião, as folclóricas e as deliciosas músicas latinas ou espanholas, com um toque árabe. Êta, que miscelânea danada !
    Para comprovar é só olhar a tal seleção que estou fazendo.
    ADORO ESSAS MÚSICAS !!!

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!