quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

ANTIGUIDADES - minhas e dos outros

Dezembro chegou !!!

Mês querido, cheio de bons sentimentos, alegrias e esperanças, Dezembro é o MEU mês, pois foi nele que nasci!

O jeito de Natal, o cheiro de Natal impregnando tudo e todos, traz emoções antigas, lembranças guardadas no fundo do baú da alma.
Decidi, então, fazer durante esse mês tão especial, 17 postagens falando das coisas que eu gosto, e organizei-as por ordem alfabética. Assim, a primeira postagem fala de Antiguidades, essas coisas cheias de história que eu gosto muito.

Também resolvi colocar o link de uma postagem que eu tenha gostado, de amigos que costumam me acompanhar com seus comentários e amizade, e que esteja relacionada com o tema do dia.

Será que vou conseguir cumprir essa maratona ? Reconheço que é uma grande ousadia, num mês em que estou bem ocupada com artesanato !

Escolhi, para representar o tema Antiguidades, uma caixa de madeira muito antiga que pertencia à minha mãe. Num belíssimo e rico trabalho em marchetaria, essa caixa é um porta-jóias, ou melhor, porta-bijuterias, forrada de cetim cor-de-rosa. Com jeito de ontem, essa caixa me transporta para minha infância, quando eu ia bisbilhotar os guardados de minha mãe que na ocasião usava-a para cartas e cartõs antigos.
Num passado mais recente, era meu neto que vinha brincar com minhas bijuterias guardadas nessa bela caixa.
Madeira, arte, história... Acho que esse objeto representou muito bem seu papel no ítem Antiguidades.


O blog escolhido para homenagear os amigos foi o do meu amigo nº 1, meu marido e numerólogo preferido, Gilberto, e o blog é Na Era do Rádio.

Esse tipo de pião era um dos brinquedos que eu gostava, mas era considerado brinquedo masculino. Assim sendo, eu brincava com os que meu irmão ganhava !

Vejam que postagem bonita e saudosista, bem ao estilo do blog:

http://marraioferidosourei.blogspot.com/2009/12/nos-tempos-de-papai-noel.html

8 comentários:

  1. Oi Flora
    Caixa maravilhosa, uma obra de arte.
    Este pião eu me lembro dos meninos brincando.
    Postagem bela,resgate do passado.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Flora ! Você nasceu num mês lindo. Gosto
    muito de dezembro e de toda magia que vem com
    ele. Quando a gente é criança fica melhor
    ainda.
    Também gosto muito de antiguidades. A caixa
    de madeira é belíssima. Eu também gostava de
    pião, só que não era muito boa com ele. rsrsrs
    É uma pena que as crianças de hoje talvez nem
    saibam o que é isso.
    Beijos.
    Vera

    ResponderExcluir
  3. Minha querida antiquária, agradeço o comercial.
    O Na Era do Rádio poderá servir de inspiração para diversos textos sobre esses hábitos e gostos antigos. Fique à vontade, use e abuse.
    Esta caixa é um encanto, uma obra de arte.
    O pião metálico emitia um som suave e mágico, dando a impressão que ia levantar vôo.
    É mesmo uma pena que as crianças "modernas" não sejam educadas com informações sobre os hábitos dos pais e avós.
    Assim, perde-se a raiz e enterra-se a história.
    Por que não fazer o antigo e o novo conviverem de uma forma sadia, para que os mais jovens não percam a ligação com os seus ancestrais?
    Há interesses perversos por trás de tudo isso, que não vale a pena comentar num blog que está falando de tantas coisas belas.
    Beijos, querida.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maria Célia:

    Eu adorava esses piões que, como bem disse o Gilberto, emitiam um som meio mágico !

    Boas lembranças...

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vera:
    Eu procuro conservar esse encantamento infantil ao longo da minha vida !
    A vida é mágica, existem momentos de pura magia, e o Natal traz isso todos os anos.
    Deixando de lado o consumismo selvagem, podemos usufruir de momentos muito especiais.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Meu querido parceiro de recordações:

    É muito bom ter você ao meu lado para ajudar na preservação de nossas lembranças ! Às vezes parece que somos os últimos seres de uma raça em extinção !

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Querida Flora Maria, esta caixa além de ser uma peça lindíssima, ainda tem o poder mágico de transportar as lembranças de um tempo passado...
    Concordo com você, esta é a época mais feliz do ano, paira no ar bons sentimentos, as pessoas ficam mais sensíveis e há a esperança de dias melhores.
    Um grande abraço amiga! ✰❅❊

    ResponderExcluir
  8. É sim, Zélia, o Natal faz aflorar o melhor que existe dentro de nós...

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!