quarta-feira, 7 de março de 2012

MARÇO - Mês da Água na Teia Ambiental

Março é mês dedicado a ÁGUA, nossa fonte de vida e de sobrevivência !
Festas, discursos, inaugurações, trabalhos escolares, homenagens, tudo isso, e mais alguma coisa, para não esquecer daquela que nos alimenta, refresca e purifica.

Foz do Iguaçu, em 1989. Quanta água ! Forte, bela, assustadora, poderosa, infinita...
Infinita ?

Estava eu outro dia esperando o ônibus, quando vejo aquele famoso exemplo de desperdício e total falta de noção sobre o que é ter cuidado com o precioso líquido ! Uma senhora deixa a mangueira ligada para lavar um pequeno tapete, já ensaboado, e entra em casa para falar com outra pessoa que lá estava !
Aí pensei: isso dá uma postagem ! E comecei a fotografar.

A conversa lá na casa se estendia, assim como a água que ia descendo pelo quintal, rumo ao portão. E eu ficando nervosa, calculando quanta água estava sendo perdida ali !

A água saiu pelo portão, molhou a calçada, e a conversa continuava...

Devagar e sempre, lá ia a água, já pela rua, refrescando o chão e aguando as plantinhas que existem por ali...

E a água foi seguindo, passando uma, duas casas no seu caminhar rua abaixo...
Talvez uns 5 minutos demorou a conversa e o desperdício de água.
Meu ônibus já estava chegando quando a senhora reiniciou a lavagem do tapete, sem perceber o quanto de água foi "pelo ralo", sem uso, a não ser pelo fato de ter refrescado a sarjeta e os capinzinhos que lá existem.

Dirão alguns: por que você não foi lá falar com ela ? E eu respondo que, se a pessoa não percebe que está desperdiçando água - apesar de tantas campanhas nos meios de comunicação - talvez ainda ficasse zangada comigo e me mandasse "lamber sabão" !


Enquanto isso, um grupo de estudantes fez o vídeo abaixo, mostrando, ao som da linda canção Planeta Água, algumas atitudes humanas no seu convívio com a água.
É pequeno, simples, mas sensível e delicado.

http://www.youtube.com/watch?v=uyKVa5tpcR0&feature=related

"Quando o último rio tiver secado, e a última fonte não jorrar mais água, o Homem vai entender que dinheiro não serve para beber". (minha versão da famosa frase do Green Peace)

16 comentários:

  1. Oi Flora! Estou participando pela primeira vez da Teia Ambiental à convite da Rosélia. Você abordou um tema que merece nossa reflexão. A água não é perene como alguns pensam... a gente vê a abundância dela, mas se o seu uso não for consciente e sustentável, logo ela poderá faltar! Já anotei na agenda o dia 07 como Dia da Teia Ambiental e espero participar sempre! Bjks Tetê - EcoBlog http://eco-acao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga,

    infelizmente ainda tem pessoas sem a menor noção do que acontece fora do seu mundinho.
    Ótimo post!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Como vai querida amiga
    Imagino a sua "dor de coração" ao ver o desperdício de água mas, infelizmente ainda há muita falta de educação nesse campo. Não será por falta de campanhas mas por falta de vontade e comodismo das pessoas.Quando esse precioso bem escassear ...então certamente será tarde.Por cá é parecido.
    Um abraço que hoje vai a partir de Lisboa.
    Nélia

    ResponderExcluir
  4. Olá, Flora!Infelizmente muita gente só vai aprender a respeitar este sagrado elemento quando ele faltar...é uma irresponsabilidade que põe todos em risco! Gostei de reviver a canção que fez parte de minha adolescência!
    Beijinhos verdes

    ResponderExcluir
  5. Flora
    É assim no Brasil, é assim em Portugal. Há pessoas que não pensam que estamos em risco de ficar sem água e a vida está comprometida. Apesar das campanhas, ainda há muita falta de educação ambiental.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tetê:
    Fiquei muito feliz com sua adesão à nossa Teia Ambiental !
    Já coloquei seu blog na relação dos participantes de 2012 e também li sua postagem que está excelente !
    Assim vamos aumentando nossa Teia de preservacionistas !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kátia:
    Existem sim, e lamento bastante, procurando desculpá-las, pois ainda não enxergaram a importancia de cuidarmos bem dessa Terra que recebemos como morada.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga Nélia:

    Muito bom receber seu comentário !
    Sei que essa "cegueira" quase espiritual é comum à toda humanidade. Muitos não fazem por mal, apenas por total falta de conhecimento - ou compreensão. Outros por ganância.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lina:
    Parece que o Homem só aprende apanhando ! Tem que chegar no ponto extremo, quando quase não existe mais esperança, para que ele mude de atitude.

    Não seria mais fácil aprender com os erros alheios, sem precisar passar pela mesma experiência dolorosa ?
    Enfim...

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lourdes:
    É muito triste quando percebemos que as pessoas não enxergam, não acreditam e, muitas vezes, ainda debocham de quem está tentando ensinar o caminho certo !

    Mas tudo isso faz parte das experiências da vida.
    Que se há de fazer...

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Minha amiga,

    não é só essa senhora que não enxerga. Muitos de nós, quando toma banho, desperdiça incrivelmente água mantendo sempre o chuveiro ligado, tomando todos os dias banhos de imersão, etc.

    É preciso sempre ter consciência ecológica e ter a consciência que, com as nossas atitudes, estamos prejudicando o nosso planeta...

    Muitos abraços para si.
    Jorge

    ResponderExcluir
  12. Querida Flora,

    a descrição da cena está perfeita. Consegui ver o filme através das suas palavras:
    Você, aos "pulos" de indignação, o click da máquina fotográfica "roubando" fotos do crime, você se sentindo em uma cena surreal, tentando se segurar para não ir lá falar com a mulher, ah ah ah.
    (imaginei isto porque me revi no seu lugar)

    Certa vez, também assisti a uma senhora comendo rebuçados e jogando os papeis no chão. Hummm, como ela se deliciava com os rebuçados e eu pulando de indignação por dentro!! Até que comecei a apanhar os papeis que a senhora jogava no chão. Você pensa que ela pediu desculpa? Que nada! Ela pensou concerteza que eu era louca. Continuou a degustação.
    Quanta inconsciência!!!
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  13. É mesmo, Jorge, a falta de consciência ecológica é muito grande!
    E as pessoas não percebem que quem acaba sofrendo é o próprio ser humano, pois a Terra se regenera e continua rodando no espaço.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Sabe, Rute, que eu fiquei até um pouco paralisada.
    Eu já vi, de passagem, pessoas lavando a calçada com a mangueira de água, mas ali eu estava parada, por muitos minutos, vendo a água caminhando, saindo do quintal, chegando na calçada, descendo para a rua... Foi até surreal.

    Eu que não deixo torneira aberta à tôa e vivo aproveitando água de lavar roupa para outros usos (e olha que minha água é de mina, jorra dia e noite sem parar, e usando ou não usando ela continua correndo !) não convivo bem com desperdício, principalmente de água !

    Mas acredito que dias melhores virão...

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Flora! Obrigada pela visita ao EcoBlog! Beijocas ecológicas e bom final de semana! Tetê

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida
    Estive ausente noutro Estado por 10 dias e só hoje pude passar e ver um post que a acontece muito nos interiores sobretudo...
    A amiga Tetê aderiu a Teia...
    Bjm de paz e ecológico

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!