sábado, 7 de abril de 2012

AINDA NÃO ESTAMOS TÃO MAL...


Com o tempo corrido, só agora estou colocando minha participação na TEIA AMBIENTAL de Abril !
Para compensar a demora, deixo com vocês algumas palavras e idéias de uma pessoa que é um símbolo da sustentabilidade e preservação ambiental.
E fiquei feliz em ver que, segundo sua abalizada visão, o Brasil não está tão mal assim !

Doutor em Física, cientista, ambientalista, educador e ativista: este é Fritjof Capra, austríaco que escreveu O Tao da Física, O Ponto de Mutação, A Teia da Vida, As Conexões Ocultas, dentre outros livros que abordam temas relacionados à ecologia e sustentabilidade.
De seus livros, meu preferido é o Sabedoria Incomum, onde mergulhei em conhecimentos nunca antes imaginados.
Veja aqui Ponto de Mutação.

Capra defende que as sociedades urbanas, assim como os ecossistemas - ambos sistemas vivos que contém os mesmos princípios de organização - podem alcançar a sustentabilidade.
Ele pontua que em qualquer sistema vivo há relações de interdependência entre seus componentes, de cooperação generalizada, de reciclagem da matéria, tendendo sempre ao equilíbrio, mas que, no entanto, nossa economia e nosso sistema industrial são lineares.

Assim, para reverter este quadro, ele acredita que deve haver uma mudança de paradigmas, concebendo o mundo como um todo integrado, um conjunto de sistemas interconectados, e não como uma coleção de partes dissociadas.

Capra defende a agricultura orgânca; o uso de partículas de hidrogênio como combustível, em detrimento dos de origem fóssi; o eco-design; a mudança do nosso sistema de impostos, fazendo com que estes sejam proporcionais ao gasto de energia e matéria prima; a educação de qualidade; e o uso da internet como ponte para mobilização e informação.

Ele frisa que as ONGs têm papel essencial, uma vez que podem agir local e virtualmente

"No Brasil, há muitas ONGs com que colaboro e vi que muitas delas estão no ativismo sério.

Vim ao Brasil pela segunda vez em 2003, estive no Fórum Social Mundial e vi no governo pessoas que havia conhecido dez anos antes como ativistas ambientais.

Foi o caso de Marina Silva. Embora o Brasil tivesse o foco no desenvolvimento econômico, havia nomes do meio ambiente no governo.

Vejo que, hoje, há mais espaço no Brasil para a sociedade civil bater na porta do governo" , diz ele.

Comparando com outros países, há um movimento muito interessante no Brasil. A relação com empresas é tradicional em quase todos os governos, e nem sempre para boas causas. Mas o assento da sociedade civil é mais raro, e isso está acontecendo aqui. Tente bater na porta de Washington como representante de uma ONG para discutir de igual para igual, aí você entenderá que o Brasil vive um momento de abertura. Nos Estados Unidos, há um bloqueio total."

"O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, mas se você olhar os dados históricos, pode perceber que o nível de desigualdade está caindo. O Brasil pode ser um grande exemplo para o desenvolvimento sustentável. Talvez o maior, pois tem potencial.

Há biodiversidade preservada em larga escala ainda, é uma cultura criativa e há boa relação entre empresas, sociedade civil e governo, mais do que na maioria dos países que conheço.

Mas a agricultura, por exemplo, precisa fazer grandes mudanças. O Brasil está baseado na exportação de grãos, em monoculturas. Já se concluiu que esse modelo é insustentável. Uma agricultura orgânica, cultivada por pequenas comunidades e em pequena escala, não é melhor só para fazer bem ao meio ambiente. Ela demanda menos energia, é mais viável. Com o desafio das mudanças climáticas, é preciso ter um cultivo diverso. As monoculturas não vão sobreviver. "

"Não vamos resolver a crise financeira isoladamente. Não podemos resolver o problema da energia isoladamente, o da pobreza, ou da segurança alimentar. Estão todos conectados. E as soluções também precisam ser. A agroecologia, por exemplo, traz várias vantagens em geral. Usa menos energia, ajuda na redução de produção de combustíveis fósseis. Ajuda também no sistema público de saúde, já que, nos Estados Unidos, diabetes, doenças do coração e 40% dos cânceres estão relacionados com a dieta alimentar. Por fim, um solo orgânico é rico em carbono e evita a emissão de gases de efeito estufa. É uma solução sistêmica."

Em 28 de março, às 18h30, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, o Santander promoveu o Encontro de Sustentabilidade com Fritjot Capra, diretor fundador do Centro de Ecoliteracy em Berkeley, na Califórnia e um dos mais conceituados pensadores deNas fotos, imagens de paz e harmonia:
- o lindo lago do Parque das Águas e a Fonte Vichy ao fundo.
- as árvores cheias de garças ao cair da tarde.
- o casal idoso passeando de mãos dadas nas alamedas do Parque das Águas.
- o Jacu, ave grande que anda aqui no meu quintal e percebe-se no meio da folhagem.

10 comentários:

  1. Olá querida amiga.

    O tempo-espaço desta dimensão e as interrelações externas da Teia da Vida me pegaram desta vez. Aceitei participar do Desafio da Páscoa da Margarida, dia 6 e logo a desordem se instalou nas publicações, pois gosto de visitar as participações. Mais ainda, estou em pleno final-de-semana em familia. Minha filha não me dá um minuto de descanso, assim que me vê no computador faz de tudo para me desconcentrar.

    Resumindo, não estou conseguindo escrever o artigo ambiental apesar de ter tudo planeado na mente. Amanhã, no sossego do meu dia de trabalho, tentarei concretizar o pensamento. Ontem e hoje, impossivel. Desisto, momentaneamente que é para não estressar.

    Quanto ao seu post, sou fã de Capra. Foi o mestre Gilberto que mo apresentou. Li primeiro "Sabedoria Incomum", de seguida "A Teia da Vida", "Conexões Ocultas", "O Ponto de Mutação" e semana passada terminei "O Tao da Física".

    Capra me ajudou a alargar horizontes. Que sorte a vossa, usufruir da presença de Capra ao vivo e a cores no Encontro de Sustentabilidade.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Rute, mas assim como v., só usufruo das palavras do Capra, distante dele que estamos. Se ainda morasse no Rio de Janeiro, certamente teria ido vê-lo pessoalmente. Mas suas idéias já me bastam, pois nelas encontro eco para meus pensamentos e preocupações.
    Gostei muito do "Sabedoria Incomum", acompanhando-o no seu encantamento e despertar ao conhecer aquelas pessoas incríveis.
    Ele, apesar de ser uma pessoa de tanto peso e importancia, parece um menino fascinado com suas descobertas !

    A Hazel Henderson deixou o Capra agradavelmente surpreso e deixou-me muito feliz com sua sabedoria em viver de forma ecologicamente correta, e foi inspiração para nossa vida aqui no sítio. Até já citei-a em postagem da Teia em 2010:

    http://www.floradaserra.blogspot.com.br/2010/10/tecendo-ideias-ambientais.html

    Aguardarei sua postagem, pois elas sempre enriquecem nossa Teia Ambiental, adornando-a de pura luz !!!

    Beijos pascoalinos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida!!!

    Muito bom ver esse tipo de notícia!

    Um maravilhoso domingo de Páscoa pra ti e td sua família!!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Um prazer " conhece-la" e aos seus caminhos. Voltarei, mesmo que silenciosamente como é mais do meu feitio.

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Flora
    Cada mês nos enriquecemos mais e mais com as postagens suas e a dos amigos da teia Ambiental...
    Que feliz iniciativa a sua e a do Gilberto!!!
    Bjm ecológico e pascal

    ResponderExcluir
  6. Minha querida amiga Flora e querida amiga Rute,

    o Fritjof Capra é um dos principais teóricos que nós, em Biodanza estudamos. É um pensador fascinante. Preciso ler o "Tao da Física" que faz parte da minha bibliografia para este ano.

    Por enquanto, me fiquei pelo filme maravilhoso "O Ponto de Mutação", um dos filmes que me vão marcar para o resto da vida.

    Obrigado por este post maravilhoso!

    Abraços muitos
    Jorge Vicente

    ResponderExcluir
  7. Olá Flora, vim agradecer sua visita ao meu blog e curiosa sobre a sua a respeito de Fritjof Capra.
    Sou fã de Fritjof Capra pela forma simples como ele nos faz compreender as interações, as relações entre todos os elementos que compõem o sistema Terra nos seus mais variados níveis. Excelente participação! Uma linda semana

    ResponderExcluir
  8. Esqueci-me dos beijinhos hehe. Bjos querida. ótima semana

    ResponderExcluir
  9. Amiga, só publiquei hoje. Missão cumprida apesar de tardia. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Olá adorei tudo lindo, uma linda semana abraços Leila

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!