quinta-feira, 2 de agosto de 2012

IMBOLC - O Calor do Sol Está Voltando !


"IMBOLC é um dos quatro festivais religiosos Celtas. É o festival em homenagem à deusa Brighd. Ela é uma deusa tripla, com os aspectos de donzela, mãe e anciã e representa os 3 aspectos da feminilidade, ou seja, a cura, a fertilidade e o conhecimento. Nas narrações populares, Brighid aparece em forma de fada para expulsar a Feiticeira do Inverno e receber a Primavera."

Gosto dessas tradições antigas, quando os Homens viviam em contato com sua mãe Terra, respeitando-a e homenageando-a.

"É comemorado em 1º de Agosto no Hemisfério Sul, época em que a terra está se recuperando do Inverno, e o Sol se fortalecendo para a Primavera.

É época de festas alegres, tochas e fogueiras, comidas condimentadas e sucos e vinhos de sabores marcantes.

O Imbolc trazia nova esperança e animação durante um mês que poderia ter sido longo e monótono. Em Agosto o poder do Sol está crescendo dia a dia, mas ainda não ganhou força suficiente para banir o frio do inverno."

Morando num sítio e amando a terra, eu percebo muito bem essas modificações que existem ao longo da Roda do Ano !

"Esse festival homenageava as mulheres, pois entre os Celtas elas eram consideradas iguais aos homens. Mas elas eram (e ainda são) as guardiãs da mais antiga sabedoria.

Por meio de sua menstruação, as mulheres corporificam a criação. Uma mulher em seu “período lunar” era considerada pelos Celtas como altamente honrada e sua sabedoria era sempre ouvida com abertura e humildade. O Imbolc honrava essa atitude em relação às mulheres."

As minhas Azaléias começaram a florir !

"O Imbolc dá as boas vindas ao amanhecer da Primavera, representado pelo nascimento das primeiras ovelhas e o desabrochar das anêmonas nos bosques."

Aqui na minha terra a Flor-de-São-João apareceu muito tímida esse ano...

"Imbolc tem início no momento em que os primeiros vislumbres de uma nova vida mal podem ser vistos. Ele marca uma época em que a introspecção do Inverno poderia cessar e a mente poderia ser posta a trabalhar, formulando planos para a próxima estação da Primavera. Na época dos Celtas, grandes partes desses planos seriam feitos ao redor do plantio, mas também se aplicavam ao lado espiritual, onde desenvolvemos novas percepções e entendimentos."

É muito bom ver o pé de algodão carregado com seus pompons branquinhos !


"Como Brighid é uma deusa da Lua, o Imbolc era também ligado à água. Era o tempo em que poços sagrados de cura eram homenageados com dádivas, velas e oferendas, sempre que deles se tirava água. Os poderes curadores da água de fonte eram bem conhecidos pelos Celtas, que os usavam como base de muitos de seus remédios herbários.

Honrar os poços sagrados era uma forma de retornar energia ao poço, de modo que continuasse a imbuir suas águas de vibrações curadoras."

"O Imbolc marca uma época em que todos podiam ( e podem !) reunir-se e agradecer juntos."

Abençoadas são nossas águas minerais e todo o dom da cura que elas possuem !


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Texto;Rituais Celtas: A Roda Céltica da Vida,Os Poderes da Natureza.Autor; Andy Baggott


2 comentários:

  1. Olá, querida
    Eu já vi pé de algodão e acho muito incrível...
    Sempre com lindos posts ambientalistas... parabéns!!!
    Passo também pra agradecer a sua carinhosa participação na Série Comemorativa do meu Blog no dia de hoje...
    DEUS te abençoe e te faça feliz!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir
  2. Oi Florinha, é mesmo maravilhoso ver como a natureza se transforma ao longo de cada ano. Lindas imagens.
    Bjks e otimo findi semana

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!