sexta-feira, 7 de setembro de 2012

AINDA BEM QUE EXISTEM AS FLORES !!!


SETEMBRO CHEGOU E A EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS TAMBÉM !

Novamente lá fui eu olhar e admirar a beleza e o perfume dessas flores maravilhosas. Enriquecendo a vida, trazendo alegria e felicidade, as flores nos fazem esquecer as mazelas do mundo. Mas a TEIA AMBIENTAL precisa mostrar os acertos e erros da humanidade, e escolhi para este mês essa notícia que encontrei por aí:

ESTUDO MOSTRA QUE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA AFETA CHUVAS NA ARGENTINA!
A perda de floresta tropical pode afetar pessoas a milhares de quilômetros de distância, de acordo com um novo estudo publicado na revista "Nature".

"Se não existisse a Floresta Amazônica, o Sul teria menos umidade, de forma que Paraguai, Uruguai, Argentina e o sul do Brasil devem à Amazônia parte de suas chuvas."

"Os cientistas têm debatido, ao longo de décadas, a ligação entre vegetação e precipitação. É sabido que as plantas retornam a umidade do ar através do processo de evapotranspiração, mas não está claro o impacto das florestas tropicais em termos de quantidade e distribuição geográfica."



"O desmatamento pode causar uma grave redução das chuvas nos trópicos, com graves consequências para as pessoas, não só nessa região, mas em áreas vizinhas, disseram pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, e do Centro de Ecologia e Hidrologia do Conselho de Pesquisa Ambiental Britânico".

"O ar que passa sobre grandes áreas de floresta tropical produz pelo menos duas vezes mais chuva do que o que se move por áreas com pouca vegetação. Em alguns casos, as florestas contribuem para o aumento de precipitação a milhares de quilômetros de distância, de acordo com o estudo."

"Considerando as estimativas futuras de desmatamento, os autores afirmam que a destruição da floresta pode reduzir as chuvas na Amazônia em 21% até 2050 durante a estação seca."

"Nós descobrimos que as florestas na Amazônia e na República Democrática do Congo também mantêm a precipitação nas periferias dessas bacias, ou seja, em regiões onde um grande número de pessoas depende dessas chuvas para sobreviver", disse o autor do estudo, Dominick Spracklen, da Escola sobre a Terra e o Ambiente da Universidade de Leeds."

"Nosso estudo sugere que o desmatamento na Amazônia ou no Congo poderia ter consequências catastróficas para as pessoas que vivem a milhares de quilômetros de distância em países vizinhos", afirmou."

SEMPRE QUE RETORNO A ESSE ASSUNTO, LEMBRO DA NOVA TEORIA QUE DIZ QUE O HOMEM NÃO INTERFERE NO CLIMA. E acho muito interessante quando leio que o clima não está mais quente. Então eu devo estar com algum problema, pois sinto que o clima está mais quente...

Lembram que fiquei aborrecida com essa história e fiz uma postagem falando disso ? Vejam aqui:

http://www.floradaserra.blogspot.com.br/2012/05/verdade-ou-mentira-maia-e-matrix_07.html


Então, pesquisadora fanática que sou, acabei de descobrir um blog que analisa essa nova teoria de forma bem interessante. Vejam aqui:
http://laedevolta.com.br/blog/2012/05/12/onde-esta-o-aquecimento-global/


ENQUANTO ISSO, VAMOS APRECIANDO AS FLORES !!!


7 comentários:

  1. Oi Flora,
    estranhei vossa ausência no dia 7 de SET. Até pensei que havia me enganado na data (rs*).
    Estáva tão fraquinha a teia no dia D :( Só eu e a Rô. Mas parece que fora de data a coisa está se compondo. Felizmente.
    Lindissimas as orquideas. Estive lendo um livro que fala nos elementais da natureza. Onde há floração, há muita energia vital. É saúde passear por entre as flores, respirar fundo para absorver o néctar da vida.
    Lamentável a problemática do desmatamento.
    Beijinhos verdes.
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Flora, amo orquídeas. Lindíssimas essa que vc postou. Quanto ao desmatamento, não só interfere nas chuvas, mas em todo equilíbrio do ecossistema. Muita paz!

    ResponderExcluir
  3. Querida Flora!
    Que doce e terna surpresa,minha amiga, chegar até aqui e encontrar este teu belo e florido post! Amo tanto as orquídeas e suas delicadas e exóticas flores... E como eu gostaria de estar bem aí,junto de você, para vê-las!!!
    E quanto à todas estas teorias sobre o aquecimento ou não da Terra,sinceramente penso,amiga, que só teremos mesmo uma idéia mais ampla do que está acontecendo,somente daqui à muitas décadas futuras...Quem saberá quantos anos? Mas te adianto que também concordo que a interferência humana no clima do planeta é fato bem visível e real. Acho que o problema principal é que não sabemos ainda o alcance dessa terrível interferência, e isso tem servido de muita desculpa para os países mais ricos continuarem na sua sede de "produção à qualquer custo"...É,amiga, isso ainda trará muitas estórias e controvérsias,mas seja como for, nós seres humanos, temos sempre que ter a consciência que toda a ação na natureza implica numa resposta à altura...Daí fico sempre pensando,quantos anos de sofrimento serão necessários, para a humanidade aprender esta simples lição?
    Meu abraço carinhoso solidário pra ti e um beijo no teu generoso coração!
    Teresa

    ResponderExcluir
  4. Flora,

    que lindas flores! Aqui fiquei surpresa com as flores chegando antes da hora e amei!
    Mas vc tem razão com relação ao clima. Está mais quente a cada ano.

    Bjinhos querida!

    ResponderExcluir
  5. Adoro as orquídeas, principalmente as cor de rosa e verdes e tenho especiais cuidados com elas.
    De um modo geral, gosto de todas as flores e costumo dizer que o mais bonito do mundo, são as crianças e as flores!
    Claro que o planeta está mais quente...quando cheguei de Moçambique, onde nasci, tiritava de frio e agora sinto que o inverno rigoroso, salvo alguns dias, desapareceram...
    Somos todos responsáveis pelo meio ambiente e quem acha que não, é inconsciente.
    Deu uma volta pelo teu espaço e...é um encanto.
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  6. Flora

    O que seria o mundo sem flores,heim?
    Lindas.
    Saudades de vc..
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Flora querida,

    As palavras de nossa querida irmã Rute foram Maravilhosas:"Onde há floração, há muita energia vital. É saúde passear por entre as flores, respirar fundo para absorver o néctar da vida".
    Na natureza tudo que faz parte dela é de grande importância para a nossa vida e nosso desenvolvimento.
    E conviver de forma integrada á ela, é entrarmos em equilíbrio com o TODO.
    Infelizmente muitos irmãos se encontram adormecidos quanto aos resultados de tudo que o ser humano está causando ao planeta. E é tão obvio quando vemos uma região árida ter temperaturas tão elevadas, diferentemente de locais em que existe o verde e muitas plantas.

    AMEI as imagens que você postou, uma mais Linda que a outra......e orquídea nem preciso falar, só pelos comentários já vi que é muito querida!

    Um beijo grande em seu coração!!!!


    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!