quinta-feira, 23 de agosto de 2012

APOMM FAZ ANIVERSÁRIO ! FEIRA COM FESTA.


Sábado é dia de Feira Orgânica em São Lourenço !
Localizada na Praça da Federal, logo na entrada da cidade, ali podem ser encontrados produtos frescos e delícias especiais.

Em 7 de julho a Apomm comemorou 3 anos com muita festa, alegria, flores e bolo !
Veja o blog da Associação:
http://apommantiqueira.blogspot.com.br/

Na Praça estão os pneus transformados em jardineiras. Perfeita combinação com a Feira Orgânica !

Foi do Sitio Ibitiroy que vieram as verduras para o Curso de Suco de Clorofila realizado no Caminho do Artesanato.

Essa é a barraca do Paulo, do Sitio Ibitiroy.

Ambiente agradável, ponto de encontro de amigos ambientalistas e cia, a Feira é um passeio agradável para as manhãs de sábado.

Grande variedade de produtos naturais, vegetarianos, saborosos !

Pães e cia, em bonita embalagem !

Nessa barraca fazem um suco de tangerina delicioso !!!

Toalhas de chita, ambiente gostoso. Assim é a Feira da Apomm.

E sempre tem música !

Sempre que vou lá fico impressionada com a energia boa do lugar, onde os amigos se encontram num ambiente de alegria, paz e amizade !


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CARDÁPIO : SÃO LOURENÇO


Chegou a vez da Caravana de Conhecimento visitar São Lourenço !
E eu fiquei totalmente envolvida, pois o Caminho do Artesanato foi um dos pontos turísticos visitados. Assim, não pude participar do passeio, que percorreu alguns interessantes atrativos turísticos da cidade.
Aproveitei fotos de amigos e outras do meu arquivo para mostrar aqui esses lugares.

O ponto de encontro foi em frente ao Parque das Águas, e de lá uma van transportou os visitantes pelo roteiro. Amigos das cidades de Caxambu, Cambuquira, Lambari e Carmo de Minas vieram conhecer um pouco mais São Lourenço, assim como já fizemos nas outras cidades que fazem parte desse trabalho de revitalização turística.

No agradável Sitio Lagoa Seca, já mostrado aqui, foi servido um gostoso café matinal, pois a Caravana começou às 8:00 horas !

Visita guiada pelo sítio e as cabritinhas deram o show na hora da mamadeira ! As crianças que participaram ficaram encantadas com essa oportunidade incomum.


A Estação Ferroviária foi o ponto seguinte do passeio. Conhecer a bela construção da década de 20 é fazer uma viagem ao passado.

Quem resiste a entrar no vagão e posar de viajante no trem antigo e charmoso ?

Voltando ao Parque, chegou a hora de conhecer o Balneário e suas maravilhas curativas !
Imagino que muitos ficaram tentados a parar a Caravana e ali ficar umas boas horas usufruindo dos tratamentos existentes...

Veja aqui a postagem que já fiz sobre o Balneário, mostrando-o após a restauração efetuada em 2009.

Hora do almoço chegando e a próxima etapa foi na Quinta do Cedro ! Apresentação do local, com visita guiada. E almoço !
Veja aqui a postagem que já fiz sobre esse agradável local.
Não é sempre que se consegue ver - e fotografar ! - uma beleza dessas !!!
Outros animais, inclusive o avestruz, podem ser apreciados na Quinta do Cedro.

O dia passando e agradáveis surpresas ainda estavam por vir na Caravana São Lourenço !
Visitar a Galeria de Arte Paiva Frade é "tomar um banho de cultura e beleza" !!!
Encantamento foi o que sentiu quem lá esteve, tendo contato com tantos objetos preciosos e carregados de história, arte e beleza !

Veja aqui a postagem que fiz sobre a loja antiga da Galeria Paiva Frade.

Chegou a hora da Caravana conhecer a casa colorida do Caminho do Artesanato.
E com direito a Chá e Magia !
Lá estava eu, esperando pelos visitantes, totalmente envolvida com a preparação do chá e seus quitutes.

A magia do chá fica por conta da conversa sobre Numerologia da Alma. Ouvidos atentos, surpresos, curiosos, como sempre acontece quando o assunto é esotérico...

Foi muito bom receber os amigos das cidades vizinhas!
Nossa casa ficou alegre, cheia de risos e conversas interessantes.

A tarde estava chegando ao fim e ainda existia um lugar a ser visitado.
Despedidas, e enquanto a Caravana seguia para o último atrativo, eu ficava para arrumar a cozinha !!!

No Prazeres de Minas Cafeteria, aula sobre café !
Lugar muito bonito e aconchegante, é mais um dos atrativos de São Lourenço.

Assim mais uma Caravana chegou ao fim. Espero que os amigos tenham gostado do que viram, ouviram e experimentaram. Procuramos mostrar um pouco do que temos de interessante e foi um grande prazer receber tão importantes visitantes.

Agora é esperar a Caravana Caxambu !



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

OS ENCANTOS DE AGOSTO

Agosto chegou, e com ele os encantos que tanto alegram minha vida !
Já disse que gosto de Agosto ?
Pois (a)gosto sim!
Aprendi a gostar desse mês tão desprezado quando percebi que é nele que começam as florações e os perfumes inebriantes da Natureza.

Minha Capuchinha está crescendo que é uma beleza !!! Fazia muito tempo que não tinha um pé assim. Plantei num vaso grande a mudinha que ganhei da minha amiga Angelisa, lá do Cantinho Artesanal de Cambuquira. Coloquei terra boa e a plantinha gostou. E eu mais ainda !

Mas minha grande paixão é o perfume das flores de laranjeira ! Sou absolutamente fascinada por ele, e sinto uma enorme alegria ao sentí-lo no ar. Felicidade pura...

E as Azaléias estão começando sua florada com disposição ! Dá gosto ver a beleza dessas flores rosadas colorindo o jardim verde.

Meu Pessegueiro está florido ! Com a agitação que tem sido a minha vida nos últimos tempos nem percebi que os botões estavam se formando ! Quando dei por mim, as flores já estavam lá, rosadas, delicadas e com um suave perfume.

Porém o maior encanto desse Agosto é o sorrisinho da minha netinha Rafaella, minha florzinha preferida !!!

Muitas flores ainda estão por vir, nesse Agosto que mal começou...
Estou esperando a florada dos Ipês amarelos pela cidade; as Orquídeas Dendróbias, a Pata-de-Vaca e a Glícinia dando seu show no Parque das Águas; meu Buquê de Noiva branquinho; minha Pitangueira maravilhosa; e a minha Buganvile do telhado mostrar seu vermelho vibrante !

E muitos sorrisos da Rafinha !!!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

AS ÁRVORES NA TEIA AMBIENTAL

"Antigamente a Terra estava cheia de árvores gigantescas. À sombra de seus ramos, os homens conviviam em paz, cultivando a sabedoria e o conhecimento".

"Uma árvore é capaz de absorver uma tonelada de CO2. Além disso, elas retem outros poluentes e liberam vapor dágua e oxigênio, diminuindo o calor. Dizem até que os ares das ruas arborizadas tem muito menos poluição."

Só sei é que o lugar onde eu moro possui um ar puríssimo, fresco, e diferente do ar que se respira no centro da cidade. Eu estou cercada de árvores !

"Nas cidades as árvores reduzem o ruído. No campo freiam as enxurradas e impedem que as chuvas levem terra para o fundo dos rios, o que os torna rasos e causa as enchentes.
As árvores são fonte de vida para os seres humanos, e para os animais."

"DOROTHY MACLEAN é uma das fundadoras da Comunidade de Findhorn, na Escócia. Ao cultivar o contato interno com os planos divinos, passou a comunicar-se com os reinos dévicos ou angélicos, que sutilmente iluminam todos os aspectos da existência. Passou também a captar a essência de alguns espécimes vegetais. Isso ajudou que os lendários jardins de Findhorn se desenvolvessem copiosamente, desafiando a aridez do clima e o solo inóspito. Ela passou a "conversar com as árvores" !

Uma das mensagens das árvores dizia assim:

"- A humanidade está cada vez mais no controle das florestas do mundo e começa a compreender que elas são necessárias. Porém, usa razões econômicas tolas em seu manejo, sem consciência alguma das necessidades do planeta. Vocês não deveriam cobrir grandes áreas com apenas uma espécie de crescimento rápido. Embora seja melhor que nada, isso mostra absoluta ignorância em relação ao propósisto das árvores e à sua canalização de forças diversas. O mundo precisa de nós em larga escala. Se vocês estivessem em sintonia com o Infinito, como nós estamos, e se estivessem fazendo a sua parte, talvez as forças ficassem equilibradas; mas hoje, mais que nunca, o planeta precisa justamento do que vocês estão destruindo: as forças que passam pelas árvores grandiosas."

"As mensagens das árvores revelam a explicação oculta que a pesquisa científica não pode oferecer. Os antigos acreditavam que a Terra é um ser sensível, capaz de perceber o comportamento da humanidade. Como não temos provas científicas do contrário, devemos aceitar essa idéia para, assim, descortinar e compreender um novo mundo de possibilidades."

Textos do livro: O CHAMADO DAS ÁRVORES, de Dorothy Maclean.

domingo, 5 de agosto de 2012

SÃO LOURENÇO EM TEMPOS IDOS...


Mais uma postagem que trouxe do meu outro blog, o SÃO LOURENÇO - Caminho das Águas. Quem quer conhecer um pouco da minha cidade, visite o blog, que é dedicado totalmente à ela.

http://pousodolourenco.blogspot.com.br


Eu conheci S. Lourenço em 1951. Aqui estou eu ao lado da Léa, uma prima mais velha de 3º grau que veio conosco nessa temporada.

Mas meus avós paternos começaram a frequentar São Lourenço em 1942 para fazerem a famosa "estação de águas".

Religiosamente bebiam as águas curativas, receitadas pelo médico do Parque, que durante 21 dias proporcionavam saúde para o corpo e o espírito.
Água em jejum, água depois do café, água antes do almoço, água depois do almoço...

E, no quarto e na mesa do restaurante, lá estava a tradicional garrafa de vidro branco, achatada, com a forte água gasosa, totalmente grátis, pois em terra de águas a água jorrava abundantemente para todos os aquáticos (ou veranistas) que aqui vinham desfrutar de suas maravilhas. Saudosos tempos idos...

Meus avós paternos, e meu tio Alberto solteirão, vinham 2 vezes por ano, hospedando-se, nos anos 40, no antigo Hotel Silva, de um patrício deles, o "velho Silva" como era chamado carinhosamente o português que por cá chegou em busca de saúde, e em 1922 construiu o hotel.

Ainda hoje o Hotel Silva existe, com o nome de Paraíso, mas mantendo a sua bela arquitetura dos anos 20.

Na foto, meus avós com meu pai, em 1943. Observem a caneca de vidro para beber a água mineral que minha avó segura nas mãos.

As imensas e azuis hortênsias, do Parque das Águas, faziam fundo para as fotos que serviam de lembrança da Estação de Águas em São Lourenço. Meu tio Alberto, o solteirão, estava sempre cercado de moças, que aqui fizeram pose junto com as altíssimas hortênsias. Amizades de verão...

Pena a foto não ser colorida !

Como minha família amou essas terras !

Quantos cartões postais eram enviados, para os que aqui não estavam, contando das delícias por aqui vividas. Quantas cartas viajavam S.Lourenço/Rio, Rio/S.Lourenço, nos tempos sem internet...

Gosto de rever essas fotos e de reler essas cartas e cartões. Eles criam um tunel do tempo por onde podemos viajar ao passado...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

IMBOLC - O Calor do Sol Está Voltando !


"IMBOLC é um dos quatro festivais religiosos Celtas. É o festival em homenagem à deusa Brighd. Ela é uma deusa tripla, com os aspectos de donzela, mãe e anciã e representa os 3 aspectos da feminilidade, ou seja, a cura, a fertilidade e o conhecimento. Nas narrações populares, Brighid aparece em forma de fada para expulsar a Feiticeira do Inverno e receber a Primavera."

Gosto dessas tradições antigas, quando os Homens viviam em contato com sua mãe Terra, respeitando-a e homenageando-a.

"É comemorado em 1º de Agosto no Hemisfério Sul, época em que a terra está se recuperando do Inverno, e o Sol se fortalecendo para a Primavera.

É época de festas alegres, tochas e fogueiras, comidas condimentadas e sucos e vinhos de sabores marcantes.

O Imbolc trazia nova esperança e animação durante um mês que poderia ter sido longo e monótono. Em Agosto o poder do Sol está crescendo dia a dia, mas ainda não ganhou força suficiente para banir o frio do inverno."

Morando num sítio e amando a terra, eu percebo muito bem essas modificações que existem ao longo da Roda do Ano !

"Esse festival homenageava as mulheres, pois entre os Celtas elas eram consideradas iguais aos homens. Mas elas eram (e ainda são) as guardiãs da mais antiga sabedoria.

Por meio de sua menstruação, as mulheres corporificam a criação. Uma mulher em seu “período lunar” era considerada pelos Celtas como altamente honrada e sua sabedoria era sempre ouvida com abertura e humildade. O Imbolc honrava essa atitude em relação às mulheres."

As minhas Azaléias começaram a florir !

"O Imbolc dá as boas vindas ao amanhecer da Primavera, representado pelo nascimento das primeiras ovelhas e o desabrochar das anêmonas nos bosques."

Aqui na minha terra a Flor-de-São-João apareceu muito tímida esse ano...

"Imbolc tem início no momento em que os primeiros vislumbres de uma nova vida mal podem ser vistos. Ele marca uma época em que a introspecção do Inverno poderia cessar e a mente poderia ser posta a trabalhar, formulando planos para a próxima estação da Primavera. Na época dos Celtas, grandes partes desses planos seriam feitos ao redor do plantio, mas também se aplicavam ao lado espiritual, onde desenvolvemos novas percepções e entendimentos."

É muito bom ver o pé de algodão carregado com seus pompons branquinhos !


"Como Brighid é uma deusa da Lua, o Imbolc era também ligado à água. Era o tempo em que poços sagrados de cura eram homenageados com dádivas, velas e oferendas, sempre que deles se tirava água. Os poderes curadores da água de fonte eram bem conhecidos pelos Celtas, que os usavam como base de muitos de seus remédios herbários.

Honrar os poços sagrados era uma forma de retornar energia ao poço, de modo que continuasse a imbuir suas águas de vibrações curadoras."

"O Imbolc marca uma época em que todos podiam ( e podem !) reunir-se e agradecer juntos."

Abençoadas são nossas águas minerais e todo o dom da cura que elas possuem !


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Texto;Rituais Celtas: A Roda Céltica da Vida,Os Poderes da Natureza.Autor; Andy Baggott