sábado, 7 de março de 2015

CONTINUA OU DESISTE ?


 Quando eu ainda era muito jovem, lá na década de 70, ouvi uma notícia que previa mudanças climáticas - acho que não se usava esse termo naquele tempo...- anunciando muitas tempestades num futuro próximo!
Fiquei com medo...
O tempo passou e cá estamos nós convivendo com esse futuro-presente ! O clima enlouqueceu e estamos à beira de um ataque de nervos ambiental !!!
Nossa maior cidade tem "comido o pão que o diabo amassou", em matéria de  problemas ecológicos.


  Extremos climáticos devem ocorrer com mais frequência e intensidade, nas próximas décadas, em São Paulo. 
 A variação climática observada na Região Metropolitana de São Paulo nos últimos anos - caracterizada por chuvas intensas concentradas em poucos dias, espaçadas entre longos períodos secos e quentes – deve se tornar tendência ou até mesmo agravar nas próximas décadas.
As conclusões são de um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em colaboração com colegas das Universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp), Estadual Paulista (Unesp), de Taubaté (Unitau) e dos Institutos Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e de Aeronáutica e Espaço (IAE), entre outras instituições e universidades do Brasil e do exterior

 Resultados do estudo foram descritos em artigos publicados na revista Climate Research e contribuíram para a elaboração do Atlas de Projeções de Temperatura e Precipitação para o Estado de São Paulo, uma publicação interna do Inpe lançada em 2014, também resultado de projeto.


“Estamos observando na Região Metropolitana de São Paulo um aumento na frequência de chuvas intensas, deflagradoras de enchentes e deslizamentos de terra, distribuídas entre períodos secos que podem se estender por meses", disse José Antônio Marengo Orsini, pesquisador do Inpe e atualmente no Cemaden.

“Os modelos climáticos projetam que esses eventos climáticos extremos passarão a ser cada vez mais comuns em São Paulo e em outras cidades do mundo e podem até mesmo se intensificar, se forem mantidos o atual ritmo de urbanização e de emissão de gases de efeito estufa”, disse o pesquisador, que coordenou o estudo.
 

 Os pesquisadores analisaram a variabilidade do clima da região metropolitana nos últimos 80 anos por meio de dados diários de chuva referentes ao período de 1933 a 2011 fornecidos pela estação meteorológica Água Funda, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). Do período de 1973-1997, foram utilizados também dados de outras 94 estações meteorológicas espalhadas pela região.

As observações indicaram um aumento significativo, desde 1961, no volume total de chuva durante a estação chuvosa, que pode estar associado à elevação na frequência de dias com chuva pesada e à diminuição de dias com precipitações leves na cidade.

Enquanto os dias com chuva pesada – acima de 50 milímetros (mm) – foram quase nulos nos anos 1950, eles ocorreram entre duas e cinco vezes por ano entre 2000 e 2010 na cidade de São Paulo.

 Pois é... Segundo pesquisadores, urbanização emissão de gases de efeito estufa são responsáveis - e se for mantido o ritmo atual, esses eventos poderão ser intensificados.  Não só em São Paulo, mas no planeta inteiro ! Mas como diminuir a urbanização e os confortos da vida moderna ?
Continua ou desiste ?

 Eu vou tentando melhorar meu mundinho...
 http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/extremos-climaticos-devem-ocorrer-mais-frequencia-intensidade-proximas-decadas-sao-paulo-841480.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!