segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

DOM VIÇOSO - CIDADE PRESÉPIO

 Paisagem deslumbrante de montanhas que chegam pertinho da cidade, assim é Dom Viçoso, a pequenina cidade do Sul de Minas. 
Fazia muito tempo que eu não ia até lá, e resolvi (re)conhecer essa cidade vizinha, distante apenas uns 20 km de São Lourenço.

 Ao longo da estrada, a paisagem é deslumbrante, confirmando que o Planeta Terra é um paraíso de beleza e paz.  
Ao longe avistamos a "cidade-presépio", pequenina e bela, com a igreja no seu ponto alto.
 
 A Igreja Matriz de N. Senhora do Rosário, construção não muito antiga, é bem cuidada,  e conversei com a moça que estava lavando o chão e que, simpaticamente interrompeu seu trabalho para dar conversa à turista perguntadeira.

 Fui à cata de ladrilhos antigos, mas somente deixaram uns poucos de lembrança, no cantinho da Igreja, que tem o piso moderno.
Curiosamente, as imagens dos santos são retirados durante o período da Quaresma. Eu estava acostumada com as imagens cobertas com tecido roxo... É gostoso conhecer os hábitos das cidades.

 A praça (Altamiro Coli) tradição nas pequenas cidades, desce suavemente do alto da Matriz  e é de uma beleza delicada, e muito bem cuidada.

 Flores brancas, enrodilhadas nas pilastras bonitas, logo me encantaram !

 O Coreto não podia faltar e nele, em ocasiões especiais,  são feitas apresentações da Corporação Musical  Maestro Zacarias. Tudo muito limpo e caprichado.

 Dom Viçoso faz parte da Estrada Real, e aqui está o mapa para comprovar !


 Muito bonitos os postes, que relembram os modelos antigos que eu tanto gosto.

 Cenário europeu, num cantinho de Minas Gerais... A beleza das montanhas que envolvem a cidade faz dela um lugar que poderia facilmente atrair turistas interessados - como eu - em apreciar essas paisagens encantadoras.

 De qualquer lugar que se olhe, lá estão as incríveis montanhas enfeitando o ambiente !




 O prédio da Prefeitura é moderno e, como tudo por aqui, bem cuidado. 
Fui procurar o prefeito, para dizer-lhe como admiro sua cidade, mas ele estava em reunião.  Então, conversei com a secretária e o Chefe de Gabinete, que me atenderam gentilmente.

 Continuando a Praça da Matriz, fizeram um "calçadão" no meio de duas ruas.  Também bem arrumado, ele está com as árvores plantadas ainda crescendo. E tem um recanto para exercícios.

 Com uma vista dessas, Dom Viçoso possui um enorme potencial turístico !

 Na esquina da Praça, ao lado da Matriz, esse casarão antigo tem uma loja no térreo, e lá fui eu espiar...
 
 Conversando com o proprietário, fiquei sabendo que a loja existe há  60 anos !
Quinquilharias interessantes, peças de campo, objetos com mais de 100 anos de idade.
Conversa vai, conversa vem - e ele  muito simpático - me informou onde mora o artesão que me disseram viver lá.

 Alvino Ribeiro trabalha com madeira e cia, há uns 10 anos e vende seus produtos na própria oficina onde existe uma grande variedade de peças.  Comprei umas bem bonitinhas...

 Eu fui em busca daquelas lojas antigas, aqueles armazéns, quitandas, lojas de ferragens, de tecidos, e farmácias, que tristemente acredito não existirem mais...
Então, procurei a padaria, e lá encontrei (comprei e comi), o "biscoitão" tão tradicional aqui em Minas.
 
 Chamou-me a atenção esse detalhe dos triângulos no alto da porta antiga..

 E o Cemitério, que vi de longe, é um lugar de paz e serenidade, repousando nas verdes colinas de Dom Viçoso...

Em 2 horas e 20 minutos passeamos pela cidade, despertando a curiosidade dos moradores que não deviam estar entendendo  por que aquele casal estranho andava por suas terras fotografando e perguntando...

Gostei bastante dessa manhã diferente.
  E fiquei imaginando como essa cidade-presépio poderia - sem perder sua paz e serenidade - transformar-se num excelente atrativo turístico, onde pousadas pequenas e charmosas estariam ao lado de também pequenos e encantadores restaurantes, casas de chá, ou de café... Onde o artesanato, que deve existir escondido em algum cantinho rural, poderia despertar o interesse dos visitantes...
Porque beleza natural Dom Viçoso tem de sobra !
Só faltam alguns retoques...

Para quem gosta de pesquisar a História e as Tradições que ainda resistem ao tempo e ao "progresso", eu recomendo fazer uma visita  a Dom Viçoso.

Para maiores informações:
http://www.domvicoso.mg.gov.br/
 https://www.facebook.com/DomVicosoMg
 http://www.cidadesdomeubrasil.com.br/MG/dom_vicoso
 http://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/brasil-arquitetura_/casa-dom-vicoso/178
 http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/projetos/simples-e-moderna-casa-em-mg-tem-ar-caipira-dado-por-fogao-a-lenha.htm




domingo, 7 de fevereiro de 2016

VIVENDO SEM ELETRICIDADE - perfeitamente possível !

Gostando, como eu gosto, de luz de velas e vida na roça, parece que fica mais fácil imaginar que um dia teremos que lidar com quedas de energia e falta de eletricidade.
Apesar de gostar muito de várias comodidades que ela nos oferece, sei que é perfeitamente possível viver sem essas facilidades, pois a humanidade assim viveu por séculos, e séculos e séculos...
 Escolhi para a  nossa Teia Ambiental de Fevereiro esse tema tão instigante, e encontrei num site (link lá no final), muitas orientações interessantes.
Muita coisa eu já faço, ou posso fazer tranquilamente ! E vocês ?

- Invista em fontes de energia alternativas
 Faça um gerador de bicicleta !!!

- Planeje seu sistema de iluminação.
 Lanterna de querosene, lampiões, velas e lanternas de camping, com pilhas.

Prepare sua casa para as baixas e altas temperaturas.
 Crie um sistema de isolamento que possa deixar o mínimo de fuga de calor possível no inverno, e que mantenha a temperatura da casa amena no verão.

 - Lave suas roupas à mão
 Embora isso possa parecer uma tarefa difícil, ela se torna cada vez mais eficiente e fácil com a prática. Esfregue a roupa contra uma tábua de lavar, enxague, e em seguida, pendure-as para secar.

Assim eu seco minha roupa- que muitas vezes é lavada à mão. Nada melhor do que o sol e o vento para isso.

 Também uso filtro de barro.


  - Descubra de que forma você vai cozinhar
  Uma das melhores maneiras de cozinhar sem usar eletricidade é a instalação de um fogão a lenha.

Conheço pessoas que, ainda nos dias de hoje, usam o fogão de lenha para cozinhar.  E a comida fica muito mais saborosa !

 Eu uso panelas de barro, que também deixam um gostinho delicioso na comida!

  - Plante uma horta.
 Ao invés de comprar frutas e verduras da feira, por que não plantar sua própria horta? Com apenas algumas sementes, você pode tirar de seu quintal uma infinidade de frutos. Cultivar em sua própria terra - regularmente e com todo cuidado - também significa alimento orgânico e seguro, por tempo indeterminado. 

 Cebola e alho no teto, cena comum em algumas casas.

 - Aprenda a conservar os alimentos
 Uma grande parte das pessoas que vivem sem eletricidade são capazes de conservar seus alimentos, mesmo sem uma geladeira. Quase tudo pode ser enlatado - desde frutas e legumes, até carnes e ovos. Enfim, as conservas são uma excelente forma de preservar o seu produto fresco não consumido.

Doces deliciosos feitos por uma amiga.


 -Foque em um produto que você possa criar para vender ou trocar
 Considere suas habilidades: você é bom em costura, culinária, escultura, construção, etc? Determine por quais fontes você pode retirar recursos ou trocar habilidades. Considere também os produtos que você possa fazer a partir do que você já tem em mãos. Por exemplo, você está criando ovelhas? Aprender a tricotar ou fazer o renomado queijo de leite de ovelhas pode ser um ótimo começo!

 Sabão de cinza, ainda usado por pessoas na roça.  Dá trabalho fazer, mas ficamos independentes das indústrias !

 Fazer seu próprio queijo !


 Gostei bastante do que li nesse site ! O título da postagem é "Como Sobreviver Sem Eletricidade" Vale a pena ler o texto completo, que é bem útil.
 http://pt.wikihow.com/Sobreviver-sem-Eletricidade